POR QUE IDENTIFICAR TUBULAÇÕES É IMPORTANTE?
top of page

POR QUE IDENTIFICAR TUBULAÇÕES É IMPORTANTE?

Identificar ou rotular os tubos em uma instalação é uma ação muito importante e por muitas vezes esquecido. Existem muitas razões pelas quais uma empresa deve garantir que suas tubulações sejam devidamente identificadas em toda a sua instalação e que as marcações sejam mantidas em boas condições de leitura. A seguir estão algumas das muitas razões pelas quais a identificação de tubulações é superimportante.


REQUISITOS DE IDENTIFICAÇÃO OSHA

Uma das principais razões pelas quais as empresas normalmente identificam tubulações é porque podem ser multadas caso não as façam. A OSHA inclui a identificação de tubulações em sua 'Cláusula de dever geral', que cobre uma variedade de assuntos diferentes destinados a fornecer um ambiente de trabalho seguro para os funcionários.

Ao examinar os regulamentos da OSHA, você verá que, em vez de criar os seus próprios, eles optaram por seguir os sistemas ANSI / ASME. Isso porque é um sistema comprovado que empresas em todo o mundo já seguem. As violações dos diferentes regulamentos podem resultar em citações da OSHA, o que pode ser bastante caro ou até mesmo levar a paralisações do trabalho se não for corrigido.


IDENTIFIQUE NA COR IDEAL PARA A SUA APLICAÇÃO

De acordo com ABNT NBR6493, é empregado um tipo de cor para cada tipo de fluido contido dentro das tubulações. Água para incêndio, por exemplo, é categorizado na cor vermelha. Azul representa ar comprimido e marrom, minérios. No total, são 11 categorias. A Teclabel oferece tons de vinil adesivo para todas elas.

Tabela com os empregos de cores para os diferentes tipos de fluidos.

BENEFÍCIOS PARA RESPONDENTES DE EMERGÊNCIA

Se houver algum tipo de acidente de qualquer tipo em suas instalações, a identificação de tubulação será inestimável para o pessoal de emergência. Por exemplo, se houvesse um incêndio e os primeiros socorristas quisessem acessar a água de uma área da instalação, os rótulos nos canos poderiam informá-los rapidamente quais são água e quais são de produtos químicos (o que pode ser muito perigoso).


MELHORIAS DE SEGURANÇA PARA FUNCIONÁRIOS

Os funcionários se beneficiarão com as marcações da mesma forma que as equipes de emergência. Ter tubulações identificadas ajudarão a garantir que ninguém cometa o erro de abrir um cano de vapor quando estiver procurando por água potável. Ainda mais comum, as identificações de tubulações garantirão que as equipes de manutenção que precisam cortar um tubo saibam o que estão cortando e possam tomar as devidas precauções. Muitas vezes é difícil rastrear canos ao longo da distância de uma instalação, e um erro pode ser um desastre.


BENEFÍCIOS SIGNIFICATIVOS ATRAVÉS DE UM SISTEMA DE IMPRESSÃO PARA A INDÚSTRIA

Outra razão pela qual os marcadores de tubulações são uma opção importante para as instalações é porque eles podem fornecer benefícios tão significativos com apenas um sistema de impressão. Nossos clientes podem solicitar etiquetas pré-impressas ou comprar uma impressora de identificações industriais e etiquetar todas as suas tubulações.

Impressora térmica, rolo de vinil adesivo e marcadores de tubulações.

Com esse mesmo sistema, você poderá não só identificar as tubulações industriais, mas como poderá também criar etiquetas para toda a indústria, como avisos gerais, fios e cabos, painéis elétricos, almoxarifado e etc.


Conte com a Teclabel para oferecer o melhor sistema de impressão de marcadores de tubulações! Faça seu orçamento com nossa equipe comercial: (11) 2182-9400 ou mande um e-mail para comercial@teclabel.com.br.

bottom of page