ETIQUETA PARA CRIOGENIA: O QUE É, IMPORTÂNCIA E VANTAGENS
top of page

ETIQUETA PARA CRIOGENIA: O QUE É, IMPORTÂNCIA E VANTAGENS

Quando falamos de etiqueta para baixa temperatura, é comum vir à mente aquelas fixadas na indústria de alimentos, certo? Na área hospitalar, essa mesma etiqueta é chamada de etiqueta para criogenia, extremamente importante é a área de hospitais, laboratórios e clínicas de reprodução. Isso porque, na criogenia são estudadas tecnologias em ambientes de temperaturas extremamente baixas, abaixo de -150°C, além do comportamento de materiais quando submetidos a essas temperaturas. Sendo assim, segmentos tão importantes quanto esses, exigem que os materiais utilizados também tenham boa qualidade, certo? Então, se você se interessou e quer saber mais sobre a importância da etiqueta para baixa temperatura nessas áreas, continue lendo o post de hoje!

Etiquetas para criogenia aplicadas em tubos de ensaio. Elas podem resistir até -200°C.

O QUE É E PARA QUE SERVE A ETIQUETA PARA CRIOGENIA?

A etiqueta para criogenia funciona como uma etiqueta comum, ou seja, ajuda na identificação de produtos. Contudo, seu diferencial é que, como o próprio nome diz, ela é indicada para temperaturas mais baixas, visto que possui maior resistência e mantém as informações conservadas, sendo utilizada em alimentos congelados e produtos hospitalares, como bolsas de sangue, tubos de ensaio, criogenia, rack de sêmen, etc. Isso porque, para sua confecção são utilizados materiais específicos, como bopp, nylon ou couchê, além da cola do tipo borracha para manter sua fixação mesmo em baixas temperaturas.

Entenda abaixo um pouco melhor sobre a aplicação da etiqueta para criogenia nas áreas hospitalares:


Bolsas de sangue

Ainda que seja fabricada em PVC plastificado, a etiqueta para criogenia adere muito bem a esse tipo de material, sendo essencial para inserir informações como tipo sanguíneo e dados sobre o doador.


Racks de metal

Os tubos de ensaio, que vamos falar abaixo, quando congelados são armazenados em pequenas caixas que então são guardadas em racks de metal. Elas também exigem a identificação para ficar mais fácil e seguro para encontrar e armazenar o que precisa.


Tubos de ensaio

Muito utilizado em diferentes tipos de laboratórios, eles armazenam líquidos e fluidos, que devem ser conservados em baixas temperaturas, possuindo superfície de vidro ou plástico. Vale lembrar que essas superfícies facilitam ainda mais a aderência da etiqueta para criogenia.

Criotubos

Conhecidos também como minitubos, eles são usados para armazenar amostras em freezer e vapor de nitrogênio líquido. Ainda que sejam pequenos, é possível colar a etiqueta para criogenia.


Haste de cilindro de nitrogênio

Ela é utilizada para congelas óvulos e sêmen. A etiqueta para criogenia pode identificar a ponta da haste inserida dentro do cilindro, garantindo assim sua identificação com total segurança e sem interferência no material.


QUAL A IMPORTÂNCIA DA ETIQUETA PARA CRIOGENIA?

Nas áreas hospitalares, a etiqueta para criogenia é primordial. Isso porque, por ser mais resistente, ela garante a integridade das informações. Por exemplo, quando as pessoas doam sangue, ele não é enviado diretamente para a transfusão. Em muitos casos ele fica até mesmo armazenado em locais próprios, e frios, para manter a conservação. Imagine então que o hospital precise utilizar aquela bolsa para salvar uma vida, mas a etiqueta se desmanchou devido ao frio. Os médicos simplesmente não podem utilizar o sangue sem saber seu tipo, exigindo assim o descarte.


QUAIS AS VANTAGENS DE UTILIZAR A ETIQUETA PARA CRIOGENIA?

· Maior resistência ao frio, umidade e atrito;

· Não descola;

· Preserva a integridade das informações;

· Maior organização;

· Fácil identificação dos materiais coletados.


Portanto, como você viu, a etiqueta para criogenia no ramo hospitalar é capaz de salvar muitas vidas. Afinal, para poder manter as propriedades dos materiais coletados, é preciso armazená-los em locais extremamente frios, exigindo assim que a etiqueta seja adequada para esse tipo de ambiente. Caso contrário, além do prejuízo, eles serão descartados e inutilizados.


FAÇA SEU ORÇAMENTO DE ETIQUETA PARA CRIOGENIA COM A TECLABEL SOLUÇÕES!

Necessita de etiqueta de criogenia, que podem suportar até -196°C? Conte com um fornecedor de qualidade, que faz a diferença no seu negócio. Faça seu orçamento CLICANDO AQUI ou ligue para (11) 2182-9400.

bottom of page