COMO ESCOLHER A IMPRESSORA E O TIPO DE ETIQUETA ADESIVA CERTA APLICAR?

As etiquetas adesivas são suprimentos importantes que permitem o gerenciamento e rastreamento precisos de inventário e ativos para muitos setores, desde saúde e TI até construção, educação, varejo e outros.


Mas qual etiquetas adesivas é adequada para o propósito da sua organização? Existem vários tipos de etiquetas adesivas, que diferem principalmente com base na compatibilidade da impressora de etiquetas adesivas e nas propriedades de durabilidade e adesão da mesma. Selecionar o tipo errado de etiqueta pode ser caro e irritante se você escolher um produto incompatível com suas necessidades de negócios ou sua impressora. Existem algumas considerações importantes que devem ser observadas para escolher a etiqueta certa para o trabalho – continue lendo para determinar os critérios de seleção de etiquetas adesivas mais importantes.

COMPATIBILIDADE DAS IMPRESSORAS TÉRMICAS COM ETIQUETAS ADESIVAS

A tecnologia de impressão térmica de etiquetas adesivas é a opção mais confiável e amplamente utilizada para imprimi-las. Existem dois tipos diferentes de impressoras térmicas: térmica direta e transferência térmica. Ambos imprimem em alta resolução, mas fornecem resultados fundamentalmente diferentes e são selecionados com base no uso pretendido.


TÉRMICA DIRETA

A impressão térmica direta usa um tipo especializado de tinta, ao contrário das fitas de tinta (ribbon), para imprimir etiquetas adesivas. A tinta é aplicada à etiqueta e a cabeça da impressora aquece, usando a mudança de temperatura para tornar a tinta visível. Com o calor servindo como o único catalisador para a mudança química, o rótulo resultante não resistirá a condições extremamente quentes, umidade ou luz solar. As impressoras térmicas diretas oferecem uma etiqueta adesiva de alta resolução mais adequada para soluções de curto prazo, como etiquetas de embalagem.


Isso mostra que a escolha e as características da sua etiqueta são diretamente afetadas pela sua impressora térmicas e vice-versa.


TRANSFERÊNCIA TÉRMICA

Com a impressão por transferência térmica, a impressora aquece uma fita impressão, também chamada de ribbon. Ela se transfere para a etiqueta através de uma cabeça de impressão, anexando o filme da fita na etiqueta adesiva.


A impressão por transferência térmica cria produtos de etiquetas mais duráveis ​​do que o método térmico direto, ideal para usos de longo prazo que exigem uma etiqueta que possa suportar condições difíceis. As etiquetas adesivas impressas por meio de uma impressora de transferência térmica serão resistentes a manchas, arranhões, umidade, temperaturas excessivas e luz solar. Sem usar esse método de impressão, uma etiqueta provavelmente se deteriorará com o tempo, causando erros e leituras incorretas.


AVALIANDO TIPOS DE MATERIAL DE ETIQUETAS ADESIVAS

Cada tipo de material de etiqueta tem prós e contras que determinam sua finalidade ideal. Observe que, no caso de impressão por transferência térmica, a etiqueta adesiva escolhida deve corresponder ao tipo de ribbon correto. Não realizar isso pode resultar na incapacidade de imprimir ou manchar a etiqueta.


Veremos aqui uma visão mais detalhada dos materiais de etiquetas adesivas e seus ribbons correspondentes.


ETIQUETAS ADESIVAS DE PAPEL

As etiquetas de papel combinadas com materiais de impressão ribbon de cera podem durar muito tempo nas condições certas e são mais adequadas para uso interno. As etiquetas são melhor aplicadas em uma superfície lisa e seca e armazenadas sem exposição a condições extremas de temperatura e umidade, líquidos e luz solar. Etiquetas adesivas de papel podem rasgar e degradar facilmente.


Etiquetas adesivas de papel são comumente encontradas em peças, estoques e ativos armazenados em ambientes fechados, como pastas de arquivos e etiquetas de produtos.


ETIQUETAS ADESIVAS DE POLIPROPILENO

Uma etiqueta adesiva de polipropileno é uma opção sintética que pode suportar condições mais severas do que as etiquetas de papel. A impressão de etiquetas de polipropileno com uma fita de impressora de cera/resina fornece um resultado de alta qualidade que pode ter um acabamento transparente ou fosco.


As etiquetas adesivas feitas com polipropileno e ribbon de cera/resina são resistentes a intempéries, arranhões e rasgos e, em alguns casos, também resistentes a produtos químicos e óleo. As etiquetas de polipropileno são melhores para materiais não flexíveis. E embora sejam resistentes à água, as etiquetas de polipropileno não são à prova d'água. Se seus produtos forem espremidos ou esticados e submersos em água ou expostos continuamente a condições úmidas/molhadas, esta etiqueta não é a escolha ideal.


Essas etiquetas têm uma vida útil de seis meses a dois anos. Eles custam duas a três vezes o preço dos materiais de etiqueta de papel padrão.


É mais comum encontrar etiquetas de polipropileno nos seguintes produtos.


· Barris

· Pisos

· Bagagem

· Prateleiras de varejo

· Paletes e caixas

· Eletrônicos

· Maquinário


ETIQUETAS ADESIVAS DE POLIÉSTER

As etiquetas feitas de poliéster e impressas com ribbon de resina é a opção mais durável. Uma etiqueta de poliéster é capaz de suportar temperaturas extremas. Etiquetas adesivas de poliéster são comumente usadas para aplicações externas. Eles são resistentes à abrasão, produtos químicos, água e intempéries.


As etiquetas de poliéster são mais duráveis ​​e fáceis de imprimir. Você pode imprimir etiquetas feitas de poliéster em fosco ou branco, dependendo da aparência que você precisa.

As etiquetas de poliéster são usadas em materiais, ativos e estoques que rotineiramente passam por condições mais severas ou extremas. Estes incluem, mas não estão limitados a:

· Motores

· Atuadores

· Bombas

· Eletrônicos

· Válvulas

· Muitas outras peças de carros e caminhões


O poliéster é o material de etiqueta mais caro devido à sua capacidade de resistir bem a praticamente qualquer ambiente. Selecionar os materiais certos para sua etiqueta adesiva economiza tempo e dinheiro.


AVALIANDO OS TIPOS DE ADESIVO DE ETIQUETAS ADESIVAS

Outra consideração importante que deve ajudar a orientar a escolha do tipo de etiqueta são os requisitos de adesivo, que são afetados pelo ambiente e pelos requisitos de superfície. O tipo de adesão da etiqueta deve ser escolhido com base no ambiente de operação e armazenamento, que pode ser afetado pela presença de umidade e temperaturas extremas. Além disso, a durabilidade do adesivo também deve ser escolhida com base na natureza do item rotulado e seus requisitos de superfície.


A seguir estão os três tipos mais comuns de opções de adesivos para adesivas: permanente, removível e de alta aderência.


PERMANENTE

Este é o tipo de adesivo de etiqueta mais comum. Como o nome indica, destina-se a manter a etiqueta em seu produto. O adesivo permanente adere à superfície do produto e não pode ser facilmente removido. É comumente usado em madeira, plástico, metal e vidro.


REMOVÍVEL

O adesivo removível é comumente usado para rotulagem temporária, como produtos ou materiais promocionais. Etiquetas adesivas removíveis podem ser removidas sem causar danos ao produto ou material.


No entanto, se deixado por muito tempo ou exposto ao calor extremo, o adesivo removível pode curar e deixar resíduos ou marcas para trás quando removido.


ALTA ADERÊNCIA

O adesivo de alta aderência é um tipo de adesão permanente mais forte projetado para manter as etiquetas no lugar mesmo quando a superfície não está uniforme ou limpa. Essas etiquetas não devem ser removidas e duram muito tempo em suas superfícies.

As empresas usam adesivos de alta aderência onde outros adesivos não funcionam. Tecidos ou materiais de construção com texturas diferentes usam adesivos de alta aderência.


CONSULTE UM ESPECIALISTA TECLABEL PARA SABER MAIS SOBRE ETIQUETAS ADESIVAS PARA VOCÊ!

Compreender as opções de impressoras, materiais de etiquetas e opções de adesivos é importante para selecionar a etiqueta adesiva certa para você. Este blog é um ótimo ponto de partida para delinear e determinar como seus requisitos e ambiente podem orientar sua escolha.


Para ter certeza de que está obtendo o material e o adesivo da etiqueta correto para o seu negócio, consulte nossa equipe comercial. Fale com nossos vendedores através dos contatos: (11) 2182-9400 / orcamento@teclabel.com.br.