A IMPORTÂNCIA DA ‘TAG’ NA IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL

Nas linhas de produção, é normal peças e equipamento tiverem algum tipo de identificação. Nessas identificações industriais contém, na maioria dos dados casos, números de série, data de fabricação e etc. Mas existem também algumas identificações industriais internas que as indústrias utilizam para identificar suas máquinas e alguns componentes internos: O tagueamento.


O QUE É UMA IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL TAG?


Em sua tradução literal, ‘tag’ quer dizer etiqueta. Por sua vez, etiqueta se utiliza para fazer identificação de alguma coisa. No caso, alguma identificação industrial.


Ou seja, quando dizemos em fazer um tagueamento de equipamento e máquinas, isso significa uma etiqueta de identificação industrial para cada um deles. Com isso, você faz uma espécie de ‘cadastro’ e ‘rastreabilidade’ quanto a manutenção desses locais.


Portanto, o tagueamento (identificação industrial) é uma identificação de cada equipamento/máquina e seu respectivo posicionamento na planta de uma indústria. Com base nessas informações é que entendemos que, na manutenção, esse tipo de identificação ou tagueamento é a base para a gestão de máquinas e equipamentos, principalmente pela área do PCM que, por conta do uso de um software de manutenção, pode fazer um controle mais apurado de todas as intervenções feitas pelo setor de serviços da manutenção, planejamento dos serviços, geração de indicadores mais confiáveis por máquina, equipamento, conjuntos ou subconjuntos.