A IMPORTÂNCIA DA ‘TAG’ NA IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL
top of page

A IMPORTÂNCIA DA ‘TAG’ NA IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL

Nas linhas de produção, é normal peças e equipamento tiverem algum tipo de identificação. Nessas identificações industriais contém, na maioria dos dados casos, números de série, data de fabricação e etc. Mas existem também algumas identificações industriais internas que as indústrias utilizam para identificar suas máquinas e alguns componentes internos: O tagueamento.


O QUE É UMA IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL TAG?


Em sua tradução literal, ‘tag’ quer dizer etiqueta. Por sua vez, etiqueta se utiliza para fazer identificação de alguma coisa. No caso, alguma identificação industrial.


Ou seja, quando dizemos em fazer um tagueamento de equipamento e máquinas, isso significa uma etiqueta de identificação industrial para cada um deles. Com isso, você faz uma espécie de ‘cadastro’ e ‘rastreabilidade’ quanto a manutenção desses locais.


Portanto, o tagueamento (identificação industrial) é uma identificação de cada equipamento/máquina e seu respectivo posicionamento na planta de uma indústria. Com base nessas informações é que entendemos que, na manutenção, esse tipo de identificação ou tagueamento é a base para a gestão de máquinas e equipamentos, principalmente pela área do PCM que, por conta do uso de um software de manutenção, pode fazer um controle mais apurado de todas as intervenções feitas pelo setor de serviços da manutenção, planejamento dos serviços, geração de indicadores mais confiáveis por máquina, equipamento, conjuntos ou subconjuntos.

TAGUEAMENTO NA INDÚSTRIA: EXISTE NORMAS RELACIONADAS?


A resposta é sim! A Norma ISA 5.1 (International Society for Measurement and Control) padroniza instrumentos e Sistema de instrumentação usados para medição e controle em equipamentos e processos industriais, mas que, no caso de máquinas e equipamentos industriais, normalmente cada empresa procura estabelecer seu próprio padrão e que é definido de acordo com alguns critérios, podendo ser conforme seus padrões de qualidade, funcionalidade e porte principalmente.


No Brasil, a Norma ABNT NBR 8190 trata o mesmo assunto sobre a identificação industrial de tagueamento foi extinta em 02/12/2010. Como não houve substituição da mesma, ela ainda é utilizada sua funcionalidade.


Mas infelizmente não são todas as empresas tem o hábito de utilizar essas identificações industriais. Então, qual o problema das indústrias que não utilizam esse tipo de identificação industrial?

São poucas as indústrias/empresas que surgem pensando na manutenção interna. O que mais interessa (principalmente no início das atividades) nas indústrias é o início quase imediato da produção.


Diante desse cenário, fica muito complicado ou mais caro realizar o levantamento de todos os itens, componentes e equipamentos, então, elas optam por substituir o que quebra ou então reparar conforme demanda. No caso dos processos internos, é praticamente na tentativa e erro.

Infelizmente essa prática ainda é muito comum em muitas indústrias no Brasil, principalmente nas de pequeno e médio porte.


Podemos afirmar que, para a Manutenção, a identificação ou o Tagueamento é a base para a gestão de equipamentos. Seria possível, por exemplo, agilizar o planejamento e a programação de intervenções, facilitar a compra de material, evitar duplicidade de itens ou componentes, extrair informações para gestão de falhas, custo, disponibilidade, etc. Os ganhos com esta organização básica são evidentes.


QUAIS OUTRA IDENTIFICAÇÕES INDUSTRIAIS O TAGUEAMENTO PODE AJUDAR?


- Na identificação industrial das máquinas nas ordens de serviço destinadas aos técnicos de manutenção, fazendo com que eles não fiquem perdidos na hora de identificar o equipamento da ordem;

- Gera histórico de peças e equipamentos no sistema de gestão da empresa;

- Ajuda na elaboração de procedimentos referentes ao equipamento;

- Na criação de planos de manutenção.


Trata-se de um recurso muito simples, que auxilia muito em várias ações, da Administração à Operações. É um procedimento comprovado, profissional, que agrega ganhos significativos, em qualidade, prazos e custos. Então, caso sua empresa não possua um sistema de tagueamento, adote essa ferramenta!


CONTE COM A TECLABEL PARA FORNECER O MELHOR SISTEMA DE IMPRESSÃO DE TAGUEAMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL!


Fale com nossa equipe através do telefone (11) 2182-9400 ou pelo email: comercial@teclabel.com.br.

bottom of page