VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE ETIQUETAS E RÓTULOS ADESIVOS?
top of page

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE ETIQUETAS E RÓTULOS ADESIVOS?

Quando se fala em identificação adesiva para produtos em geral, logo vem a nossa mente as palavras etiqueta e rótulo. Muitos acreditam que eles na verdade são apenas sinônimos, porém isso é uma afirmação falsa.

Vamos, ao longo de mais um artigo no blog da Teclabel Soluções, as diferenças entre etiquetas e rótulos personalizados!


O QUE SÃO ETIQUETAS ADESIVAS?

Quando utilizadas em produtos, as etiquetas adesivas são materiais adesivos que tem como função carregar informações básicas ou até mesmo servir de forma complementar ao rótulo, em formato de código de barra, promoção, informação adicional, promoções e etc. Elas podem conter elementos mais complexos, como layout e informações gerais, mas de forma mais resumida.

Em um contexto geral, as etiquetas adesivas têm a função de identificar/organizar/controlar locais ou objetos.


O QUE SÃO RÓTULOS ADESIVOS?

Ao contrário das etiquetas adesivas, os rótulos adesivos são mais complexos. Com informações mais complexas do que uma etiqueta, os rótulos adesivos podem conter:

- Dados técnicos do produto

- Peso / peso líquido

- Tabela nutricional

- Instrução de uso

- Validade

- Lote

- Precauções

- Muitos outros

Além disso, você pode explorar mais eficientemente o layout do seu produto, fazer aplicações mais elaboradas e com isso conversar melhor com seu público.

Etiqueta e rótulo personalizado.

ONDE APLICAR ETIQUETAS E RÓTULOS ADESIVOS?

As etiquetas e rótulos têm importâncias distintas, sendo que um complementa o outro. O rótulo é sempre maior do que a etiqueta e é responsável por atrair a atenção do cliente: pense em um rótulo de cerveja artesanal por exemplo, que é um mercado de muito crescimento nos últimos anos.

Já a etiqueta é menor e mais discreta. Ela pode ser facilmente encontrada dentro das roupas ou na parte inferior dos produtos.


ETIQUETAS E RÓTULOS ADESIVOS: QUE MATERIAIS ELES DEVEM SER COMPOSTOS?

Diversos tipos de materiais podem ser utilizados para compor etiquetas e rótulos personalizados. Para os rótulos, os mais utilizados são: plástico, papel e filme.

Entre os papéis mais utilizados temos: o couché, o fosco (offset), Bopp e outros.

Já entre os filmes temos: o térmico, o tradicional, o poliéster (PET), o Tyvek e o polietileno (PE). As etiquetas também podem ser fabricadas tanto em papel quanto em plástico, dependendo da sua finalidade.


COMO INSERIR DADOS VARIÁVEIS EM ETIQUETAS E RÓTULOS JÁ IMPRESSOS?

Caso sua etiqueta ou rótulo personalizado necessite de dados variáveis, você pode utilizar uma impressora térmica de alta qualidade. Dados variáveis, como a própria palavra diz, são informações que variam sempre dentro de uma etiqueta ou rótulo personalizado, como data de fabricação/validade, lote e etc.

Muitos clientes nos questionam se a impressão feita posteriormente via impressora térmica resiste a temperaturas diversas e a resposta é sim! Por ser apenas uma simples fusão do rótulo adesivo com ribbon (espécie de película que faz a função de ‘’tinta’’ em impressoras a jato), os dados impressos não borram ou se desfazem, já que ambos materiais se ‘’tornam um material só’’, por conta da impressão térmica.


CONTE COM A TECLABEL SOLUÇÕES PARA FORNECIMENTO DE ETIQUETAS E RÓTULOS

Há mais de 15 anos no mercado de etiquetas e rótulos personalizados, a Teclabel resolve o seu problema, desenvolvendo o material para o seu produto.

Ligue para (11) 2182-9400, escreva para comercial@teclabel.com.br ou CLIQUE AQUI.

bottom of page