SINALIZAÇÃO NAS INDÚSTRIAS: SAIBA A IMPORTÂNCIA PARA A SEGURANÇA DOS EMPREGADOS

Sinalizar na indústria é sem dúvida a forma mais adequada de evitar acidente dentro da indústria. Ela tem alto grau de importância, mostrando os potenciais riscos que o trabalhador possa sofrer.

Além de sua implementação ser obrigatória, ela está prevista em diversas normas regulamentadoras (NR-4, NR-10, NR-12 e NR-33). São as chamadas ‘Equipamentos de Proteção Coletiva’ (EPC's) instalados nas empresas.


Garanta a segurança dos seus empregados com os cartões de segurança Teclabel.

A sinalização de segurança pode ter funções distintas:


- Sinalização de orientação: Indicar os caminhos do trabalhador no ambiente industrial, sendo a rota de fuga e o mapa de riscos as principais.

- Sinalização de segurança: alerta ao trabalhador para ter cautela, atitudes inadequadas no ambiente e orienta sobre os equipamentos de proteção necessários a serem utilizados para determinada função.

- Sinalização de emergência: Orienta o funcionário em situações de emergência. Indicam as ações que devem ser feitas caso ocorram eventos inesperados e que possam expor a equipe à acidentes.


CARTÕES DE BLOQUEIO

Certos procedimentos são indispensáveis para reduzir os riscos de acidentes em determinadas atividades na indústria. Durante a manutenção preventiva de máquinas e equipamentos, por exemplo, alguns cuidados são fundamentais, como o cartão de bloqueio.

Ela tem a função de bloquear os dispositivos de energia (por meio de cadeados ou garras de bloqueio) a para impedir a reenergização durante o processo de manutenção, o operador precisa indicar que a máquina está em manutenção. É aí que entra o cartão de bloqueio, que serve para avisar sobre a inspeção do equipamento e trazem informações como horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção, o nome do responsável e alerta do bloqueio e etc.


#Teclabel #SegurançaIndustrial #NR #Cartãodebloqueio #Segurança #EPC #EPC's #Masterlock #TeclabelSoluções #SoluçõesIndustriais