SAIBA MAIS DA ETIQUETA PARA INDÚSTRIA QUÍMICA
top of page

SAIBA MAIS DA ETIQUETA PARA INDÚSTRIA QUÍMICA

A presença de etiquetas na indústria química é imprescindível, visto que nesse segmento qualquer erro, mesmo que simples, pode acarretar em acidentes graves, explosões e principalmente danos ao meio ambiente. Isso porque, materiais químicos são transportados diariamente por diversas vias, como marítima e ferroviária, não possuindo um padrão de logística. A etiquetagem então é a responsável pela identificação dos barris de forma padronizada, sendo o GHS a melhor forma de realizar esse procedimento.

A etiqueta para grandes formatos da Teclabel garante que as identificações em bombonas sejam muito eficazes.

GHS

O GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos) é uma orientação das Nações Unidas para padronizar os símbolos de alerta, risco e principalmente clareza de informações. Esse sistema é utilizado ao redor do mundo todo como modelo de normas a serem seguidas, sendo o mais indicado para a padronização. Além disso, por meio dele são determinados os perigos específicos de cada produto, sendo possível classificá-los e facilitar a comunicação entre empresas, funcionários, clientes, etc.


No entanto, existem alguns produtos químicos, como óleos, ácidos e solventes, que ao entrarem em contato com os adesivos e etiquetas comuns podem remover e danificar a identificação, sendo necessário utilizar uma etiqueta própria e resistente a esses produtos. Sendo assim, foram desenvolvidas etiquetas específicas para a indústria química, que são impermeáveis, resistentes a rasgos e atritos, utilizando adesivos próprios para isso, possuindo alta resistência até mesmo em testes rigorosos.


Áreas do GHS

Por ser mundialmente utilizado, o GHS é muito conhecido e engloba três áreas:

· Classificação de risco: Utiliza-se de critérios específicos e gerais para categorizar os danos à saúde e ao ambiente;

· Etiquetas adesivas e rótulos: As empresas que fazem parte da indústria química, como fabricantes, importadores e distribuidores são obrigadas a utilizar os rótulos com símbolos e alertas padronizados, como falaremos adiante.

· Formulários de Informação de Segurança: Também existe um modelo a ser seguido para manter a padronização.


Como seguir os padrões GHS na etiqueta para a indústria química?

O primeiro passo é identificar as categorias específicas nas quais o produto está inserido e quais informações precisam conter.

Geralmente, uma etiqueta na indústria química possui os seguintes itens:

· Nome do produto: Comercial ou técnico para identificação;

· Palavra de alerta: Utilizada de acordo com o grau de risco e de preferência destacada com a cor vermelha;

· Natureza dos riscos;

· Pictogramas padronizados: São divididos em dois grupos, sendo eles de riscos para a saúde (Tóxico; Extremamente Tóxico; Corrosivo; Carcinogênico) ou riscos físicos (Reativo; Explosivo; Gás Comprimido; Inflamável);

· Informações do fornecedor: Nome, e-mail, endereço e telefone;

· Precauções: Informações para evitar riscos e acidentes, além de dados de primeiros socorros.


Importância

Utilizar o GHS para seguir a padronização é de suma importância na indústria química. Isso porque, como falado, qualquer erro, mesmo que seja pequeno, pode causar acidentes fatais tanto às pessoas quanto ao meio ambiente. As normas são extremamente rígidas para etiquetagem, sendo necessário seguir todas elas para, além da segurança, facilitar todo o processo de transporte, visto que ele pode ser feito de diversas formas. Além disso, uma empresa que segue o GHS não irá precisar realizar tantos ajustes quanto a empresa que não o segue, se destacando no mercado dentre os concorrentes.


No entanto, as etiquetas utilizadas precisam possuir alta resistência, qualidade e durabilidade, sendo necessário encontrar empresas que realizam a impressão da forma correta para atender às exigências solicitadas. Isso porque, a alta resolução é fundamental para evitar acidentes, visto que caso o símbolo ou palavra de alerta não sejam claros, o funcionário pode entender de maneira errada e realizar a destinação incorreta do produto. Por isso, além de produzir etiquetas de qualidade, realize treinamentos com os colaboradores para aumentar a conscientização sobre a importância de entender e estudar as etiquetas utilizadas.


Quer fazer uma cotação de etiquetas para a indústria química? Conte com a Teclabel!

Ligue agora para a Teclabel: (11) 2182-9400 / comercial@teclabel.com.br.

bottom of page