SAIBA COMO ESCOLHER CORRETAMENTE A ETIQUETA E O RIBBON PARA SEU PRODUTO!
top of page

SAIBA COMO ESCOLHER CORRETAMENTE A ETIQUETA E O RIBBON PARA SEU PRODUTO!


As etiquetas adesivas são bastante úteis para qualquer segmento, desde produtos de varejo, pacientes e até equipamentos militares. A seleção dos materiais adequados para a aplicação pode ser confusa, devido à variedade de opções de materiais, adesivo e tamanho.


Embora uma etiqueta de papel possa funcionar perfeitamente para uma etiqueta de produto padrão, ela teria um desempenho ruim em uma aplicação em que você está tentando etiquetar um ativo, como um veículo. Uma etiqueta de bopp mais resistente seria mais adequada para tal aplicação. Além disso, às vezes as etiquetas podem não ser a escolha certa para sua solução, como no caso de identificação de pacientes, onde se recomenda o uso de pulseiras hospitalares.


Com a ampla variedade de tipos de mídia e materiais disponíveis, pode ser um desafio decidir qual a melhor opção para sua aplicação. O primeiro passo para encontrar o material certo é identificar suas necessidades específicas:


• O que você está rastreando com códigos de barras? Produtos, pessoas, equipamentos?

• Por quanto tempo a etiqueta/tag/pulseira será usada?

• A que tipo de ambiente o material será exposto?

• Em que tipo de superfície a mídia será fixada?


Saber como você usará o material ajudará você a decidir de que tipo, material e outros recursos serão necessários. As seções a seguir ajudarão você a entender o processo de compra de mídia e determinar a melhor mídia para suas necessidades.

Ribbon e rolo de etiquetas adesivas: Escolha ambos de acordo com a sua necessidade do seu produto.

TIPOS DE MATERIAIS

O primeiro passo para escolher a mídia certa é determinar o fator de forma correto. Embora a maioria dos aplicativos provavelmente use uma etiqueta adesiva, existem outros tipos de mídia que podem ser mais adequados.


ETIQUETAS ADESIVAS

A principal diferença entre uma etiqueta e uma etiqueta adesiva é a área com cola. As etiquetas sem cola são feitas de um material mais grosso do que uma etiqueta adesiva. Um dos usos mais comuns das etiquetas é a etiqueta para identificar roupas. Por não ter cola, ela é fixada na peça através da costura. Etiquetas adesivas são mais finas para se alocarem melhor em superfícies rugosas.


PULSEIRAS HOSPITALARES

As pulseiras hospitalares são uma opção muito especializada para rastreamento de pacientes. Você sempre pode usar uma etiqueta na roupa de alguém, mas essa não será uma opção confiável, pois provavelmente cairá. Uma pulseira hospitalar é confiável e fácil de usar, o que significa obter segurança na identificação de pacientes.


LONGEVIDADE DA IMPRESSÃO - MÉTODO DE IMPRESSÃO

Dependendo de quanto tempo você precisa que sua mídia dure, existem 2 tecnologias de impressão diferentes para escolher. O método de impressão determinará quanto tempo dura a impressão real na mídia.


TÉRMICA DIRETA

A térmica direta não usa nenhum tipo de tinta ou ribbon para imprimir. A mídia é revestida com uma camada sensível ao calor que muda de cor à medida que é exposta ao cabeçote de impressão da impressora. A cabeça de impressão aquece e esfria de acordo com o design dos dados a serem impressos, que é então impresso na mídia. Como a tecnologia imprime sem ribbon, a mídia térmica direta é conhecida por sua simplicidade e custo geral mais baixo. A mídia térmica direta tem uma vida útil considerável (< 1 ano), mas não é adequada para ambientes expostos ao calor, longos períodos de luz solar direta ou abrasão. A impressão em mídia térmica direta ainda produz imagens nítidas com boa capacidade de digitalização. Para qualquer aplicação de curto prazo, como etiquetas de remessa, a térmica direta é a opção mais eficiente.


IMPRESSÃO POR TRANSFERÊNCIA TÉRMICA

A mídia de transferência térmica não é revestida termicamente e exigirá o uso de uma fita (ribbon) que seja compatível com o tipo de material específico. Nesse caso, o ribbon é essencialmente ‘’derretida’’ na mídia no padrão do design do seu código de barras. Embora a mídia de transferência térmica use 2 consumíveis e seja mais cara, o benefício a longo prazo pode resultar em economia de custos em relação a uma aplicação térmica direta. A mídia de transferência térmica não é apenas impermeável ao calor e à umidade, mas a imagem não pode ser esfregada, tornando a impressão a opção mais durável e duradoura. Como a cor e a densidade são determinadas pelo ribbon e pela resolução da impressora, esse método produz uma impressão consistente e confiável em cada etiqueta. Para qualquer aplicação que precise de uma etiqueta, etiqueta ou pulseira de longa duração (> 1 ano).


QUAL TIPO DE MATERIAL DEVO USAR PARA MEU PRODUTO?

Depois de determinar o tipo de mídia e o método de impressão usado, o próximo passo é decidir sobre o material a ser usado. Existem 3 tipos principais de materiais que podem ser feitos de uma etiqueta, etiqueta adesiva ou pulseira, e cada um é mais adequado para diferentes ambientes. Cada material usará ribbons diferentes também ao usar a impressão por transferência térmica. Certificar-se de usar o ribbon certo para o tipo de material garante a impressão mais nítida e duradoura.


PAPEL:

O ribbon de cera é o material mais utilizado devido ao seu baixo custo e facilidade de uso. A maioria das aplicações será bem atendida por mídia baseada em papel, a menos que você esteja em um ambiente agressivo ou de alta umidade. As etiquetas de papel rasgam e podem ser danificadas, mas ainda podem ser uma opção eficaz para produtos, remessas ou qualquer outra aplicação de uso interno. Ao usar mídia de papel de transferência térmica, você precisará usar uma fita de cera.


POLIPROPILENO: FITA DE CERA/RESINA

O polipropileno é um material plástico que é a solução perfeita para aplicações que exigem um material mais resistente, sem exposição ao ar livre ou contato com produtos químicos agressivos. O polipropileno é resistente à água e não rasga. É um ótimo ajuste para etiquetas de ativos, pois durará facilmente a vida útil do item e é apenas um pouco mais caro que o papel. Ao usar mídia de polipropileno de transferência térmica, você precisará usar um ribbon misto (cera + resina).


POLIÉSTER:

O poliéster é o mais resistente dos materiais que você pode usar e devido ao seu custo muito mais alto, é melhor para ambientes muito extremos. Aplicações que envolvam uso externo, condições adversas ou que envolvam exposição a produtos químicos serão melhor atendidas pelo poliéster. O poliéster é cerca de 5 a 6 vezes mais caro que o papel, por isso só deve ser usado quando o polipropileno ou o papel não aguentam. Etiquetagem de veículos e rotulagem de barris químicos são exemplos de quando você realmente precisa da durabilidade do poliéster. O poliéster raramente está disponível com uma opção térmica direta. Ao usar mídia de poliéster de transferência térmica, você precisará usar um ribbon de resina.


VEJA QUE TIPO DE MATERIAL E IMPRESSÃO USAR DE ACORDO COM A APLICAÇÃO


RECURSOS DE MÍDIA ADICIONAIS

Embora tenhamos abordado todos os recursos básicos que você precisará determinar para encontrar a mídia certa para a maioria dos aplicativos, há mais algumas opções que não são tão comuns, mas precisam ser abordadas. Essas opções podem colocar sua escolha de mídia no reino da opção personalizada versus estoque, pronta para uso. A mídia personalizada pode exigir prazos de entrega extras e pode aumentar facilmente o custo geral da solução.


COR

A grande maioria da mídia será branca em branco, mas uma variedade de cores está disponível. Quando um rótulo ou etiqueta é colorido, é referido como “revestido por inundação”. Isso significa apenas que toda a superfície é colorida sem nenhuma borda ou borda. Muitas vezes, existem alguns tamanhos de etiquetas coloridas disponíveis no mercado, mas se o tamanho necessário não estiver disponível, ele terá que ser personalizado.


FORMAS ESPECIAIS DE ETIQUETAS ADESIVAS

Cada etiqueta de estoque, etiqueta e pulseira será um retângulo ou quadrado. Isso não quer dizer que outras formas não sejam possíveis. Algumas aplicações podem exigir uma etiqueta adesiva circular para facilitar a identificação ou para caber em uma garrafa. Existem algumas etiquetas em forma de borboleta para rotulagem de joias, mas qualquer outra coisa além de retangular sempre terá que ser feita sob medida.


ENCONTRANDO AS ETIQUETAS ADESIVAS E RIBBONS CORRETOS

Com todas as opções disponíveis para mídia de código de barras hoje, pode ser um desafio encontrar o dispositivo certo para o seu negócio. Determinar o tipo, a longevidade necessária e o ambiente de uso facilitarão a decisão sobre uma mídia específica. Uma coisa a ter em mente é que cada impressora terá diferentes tamanhos de rolos que podem ser acomodados e que você terá que combinar corretamente. Por isso, a Teclabel tem uma equipe que sabe tudo de etiquetas adesivas, te indicando o melhor produto para a sua impressão sair com a qualidade que ele merece! Fale conosco através dos contatos: (11) 2182-9400 / orçamento@teclabel.com.br.

bottom of page