QUER REGRAS DEVO SEGUIR PARA IDENTIFICAR MARCADORES DE TUBULAÇÕES?

As tubulações são usadas ​​em instalações para transportar líquidos e gases de um lugar para outro, em curtas ou longas distâncias. A maioria das instalações possui dezenas de tubulações que transportam substâncias de um lugar para outro e, por isso, é importante poder rastrear o conteúdo de cada tubo, bem como seu destino e fluxo.


Seguir o código de cores das tubulações é extremamente útil para obter informações cruciais sobre seu conteúdo. Se os códigos de cores forem ignorados, os funcionários correm um risco maior de causar um acidente que pode resultar em danos físicos e materiais de alto impacto. Por exemplo, se um trabalhador abre um cano que não está identificado corretamente, ele ou ela pode esperar água limpa, mas em vez disso, abre-se uma válvula que pode despejar produtos químicos tóxicos.


EMPREGO DE CORES NAS TUBULAÇÕES DE ACORDO COM A ABNT 6493

O emprego de cores nos marcadores de tubulações não é um processo complicado. Existem muitos padrões para identificar esses locais, mas de longe o mais popular é o padrão ABNT 6493. Este padrão explica as cores, o texto, o tamanho e a colocação das etiquetas de marcação de tubos.


Seguir esse tipo de padrão de codificação por cores facilita o treinamento aos funcionários e também ajuda a garantir que diferentes departamentos dentro de uma instalação estejam usando as mesmas cores para as tubulações. Além disso, o ABNT é uma organização respeitada e confiável, visto que suas padronizações são feitas para diversos segmentos.

De acordo com a ABNT 6493, a cor vermelha é designada para identificar tubulações que possuem água de combate a incêndio.

CORES, PALAVRAS E SÍMBOLOS NOS MARCADORES DE TUBULAÇÕES

Sempre que etiquetar marcadores de tubulações, é importante colocar todas as informações necessárias na etiqueta. A cor da etiqueta é uma das características mais importantes, porque as pessoas poderão vê-las à distância. A maioria dos marcadores de tubulações, no entanto, também inclui os seguintes componentes:


Palavras - Escrever o conteúdo da tubulação é importante. Essas palavras devem ser fáceis de ler, portanto, escolha uma fonte simples.


Símbolos - a maioria das marcações de tubos também terá um símbolo. No Brasil, geralmente é uma seta que aponta na direção em que o conteúdo do tubo está fluindo. Uma etiqueta também pode ter símbolos de advertência comuns para alertar as pessoas sobre perigos potenciais.


Ao usar marcadores de tubulações, uma instalação deve escolher entre comprar marcadores de tubulações genéricas, marcadores de tubulações personalizadas de pedido especial ou obter marcações de tubo em branco que podem ser impressas usando uma impressora térmica. Cada uma dessas opções pode ser eficaz, mas para locais com muitos tubos, uma impressora térmica será a opção ideal. Por outro lado, para aqueles que precisam de apenas algumas etiquetas, o pedido personalizado com algumas etiquetas já prontas é provavelmente a melhor escolha.


EXPLICANDO A PADRONIZAÇÃO ABNT 6493 PARA MARCADORES DE TUBULAÇÕES

As empresas devem se familiarizar com o padrão de código de cores de tubos ABNT 6493, que é o padrão de consenso da indústria para marcadores de tubulações. Este padrão identifica a cor das etiquetas e o que essas cores significam. A seguir estão as principais opções para este conjunto de padrões:


Amarelo com letras pretas - esta opção é usada para qualquer tubo que contenha líquidos e gases inflamáveis ​​e oxidantes. Isso pode incluir gasolina, óleos e muitos outros.


Verde com letras brancas - Usar uma etiqueta verde com letras brancas significa que o local contém água potável. Pode ser usado para resfriar, alimentar caldeiras ou mesmo ir a bebedouros ou pias.


Azul com letras brancas - etiquetas azuis com letras brancas são usadas para tubos que transportam ar comprimido.


Vermelho com letras brancas - etiquetas vermelhas com letras brancas são usadas para todos os fluidos de combate a incêndio. Isso pode incluir água, mas apenas se o tubo for usado apenas para apagar o fogo.


Laranja com letras pretas - etiquetas laranja com letras pretas são para fluidos tóxicos ou corrosivos. A maioria dos ácidos precisará usar esse tipo de marcação de tubo.


Marrom com letras brancas - esta opção é para todos os fluidos combustíveis.


Os códigos de cores da ABNT para tubos também deixam várias combinações de cores para tubulações "definidos pelo usuário". Isso é importante porque permite que as instalações planejem certas tubulações que não se enquadram nos padrões normais. É importante lembrar, entretanto, que sempre que usar marcadores de tubulações definidas pelo usuário, as pessoas que não foram suficientemente treinadas não entenderão o que significam.


As opções de cores definidas pelo usuário são:

· Roxo com letras brancas

· Branco com letras pretas

· Cinza com letras brancas

· Preto com letras brancas


REQUISITOS DE TAMANHO PARA OS MARCADORES DE TUBULAÇÕES

A cor dos marcadores de tubulações é normalmente o aspecto mais importante e visível da etiqueta, mas não é o único. A ABNT também tem padrões relativos ao tamanho que uma etiqueta de marcação de tubulações deve ser e o tamanho das letras na etiqueta. Isso é especialmente importante ao criar rótulos personalizados para uma instalação. Os padrões de dimensionamento são os seguintes:


DIÂMETRO DA TUBULAÇÃO | TAMANHO DOS MARCADORES DE TUBULAÇÕES

0,7 "- 1,3" (18-33 mm) • deve ter etiquetas com pelo menos 8 "(200 mm) de comprimento e letras com pelo menos 0,5" (13 mm) de altura.

1,4 "- 2,4" (34-61 mm) • deve ter etiquetas com pelo menos 8" (200 mm) de comprimento e letras com pelo menos 0,7" (19 mm) de altura.

2,5 "- 6,7" (62-170 mm) deve ter etiquetas de pelo menos 12" (300 mm) de comprimento com letras de pelo menos 1,3" (32 mm) de altura.

6,8 "- 10" (171-254 mm) • deve ter etiquetas de pelo menos 24" (600 mm) de comprimento com letras de pelo menos 2,5" (64 mm) de altura.

Maior que 10" (254 mm) • deve ter etiquetas de pelo menos 32" (800 mm) de comprimento com letras de pelo menos 3,5" (89 mm) de altura.

Esses padrões são importantes porque ajudam a garantir que os marcadores de tubulações sejam visíveis, mesmo à distância.

Vinil adesivo e impressora térmica: Impressão de etiquetas para tubulações em larguras e cores diferentes, ideal para seguir a ABNT6493.

PADRÕES DE MARCAÇÃO DE TUBOS DE REFRIGERAÇÃO DE AMÔNIA

Também existe um conjunto de padrões desenvolvidos especificamente para tubulações contendo amônia. Esses padrões foram publicados pelo International Institute for Ammonia Refrigeration (IIAR) e são normalmente usados ​​onde quer que haja amônia. O padrão IIAR pode ser usado junto com outros padrões, se necessário. Os requisitos específicos de amônia são importantes porque este produto químico pode ser muito perigoso e é usado em muitas indústrias.


PADRÕES PARA MARCADORES DE TUBULAÇÕES MARÍTIMAS

Também existe um conjunto de padrões criados pela Organização Internacional de Padronização (ISO) para marcação de tubos em ambientes marinhos. Os padrões lançados por esta organização têm semelhanças com os padrões ABNT, mas em muitos casos têm instruções mais específicas e combinações de cores com faixas especiais. O padrão ISO 14726 se aplica a embarcações marítimas e outros locais de trabalho marítimos.


USANDO GRÁFICOS DE CÓDIGOS DE CORES DE TUBOS

Uma das maneiras mais eficazes de garantir que as pessoas nas instalações sempre saibam o que cada etiqueta de cor significa é pendurar gráficos de códigos de cores Das tubulações. Eles são eficazes porque os funcionários podem consultá-los antes de realizar qualquer ação. Isso é especialmente importante para funcionários que não precisam acessar tubos com frequência e podem não se lembrar do código de cores em detalhes.


Os gráficos de códigos de cores podem vir como pôsteres, apostilas de bolso, pastas ou outros formulários, dependendo dos requisitos das instalações. Este tipo de gráfico pode ser usado como parte de uma aula de treinamento e então distribuído para referência regular conforme necessário.


CRIAÇÃO DE RÓTULOS PERSONALIZADOS PARA MARCAÇÃO DE TUBOS

A maioria das instalações prefere ter a opção de criar seus próprios marcadores de tubulações em vez de encomendá-las de uma impressora de terceiros. Se uma instalação tiver uma impressora de etiquetas industriais de boa qualidade, isso pode ser fácil e econômico. Na verdade, a escolha de imprimir etiquetas internamente permitirá que o usuário economize em mais da metade dos custos e o bônus de não ter que colocar um projeto de etiquetagem de tubos em espera enquanto espera a chegada das etiquetas.


Para fornecimento de etiquetas e impressoras, a Teclabel tem a solução perfeita para quem quer identificar marcadores de tubulações com qualidade e resistência. São mais de 15 opções de cores das etiquetas e 6 tons de material que a cor a impressão.


Faça seu orçamento através dos contatos: (11) 2182-9400 / orcamento@teclabel.com.br.