QUAL TIPO DE COR DEVO UTILIZAR NAS SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA NA INDÚSTRIA?

O ambiente industrial é um local onde diversos pontos podem oferecer perigos aos colaboradores. Para prevenir acidentes e criar maior organização nesses locais, são utilizadas diversas cores para classificar os diferentes tipos de sinalizações de segurança. A ABNT responsável por essa classificação é a NBR 7195.

Descubra o porquê desse tipo de classificação ser bastante útil para evitar acidentes ou agilizar/facilitar o processo de recomposição decorrente de acidentes.


QUAIS AS CORES UTILIZADAS NAS SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA DE ACORDO COM A NBR 7195?

VERMELHO: A cor vermelha é utilizada para situações que envolvem combate a incêndios, tanto para distinguir equipamentos quanto as saídas de emergências. Ex.: Hidrantes, extintores, saídas de emergências.


LARANJA: Indicar partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos, face externa de engrenagens, face interna de caixa protetora de dispositivos elétricos, entre outros.


VERDE: Essa cor envolve a caracterização de segurança. Ex.: Identificação do local com itens de primeiros socorros, área de macas, demarcação de área de fumantes, chuveiros de emergência e etc.


AZUL: Esse tom serve para indicar uma ação obrigatória. Ex.: Utilizar equipamentos de EPI, avisos de não utilização de um determinado aparelho, como a energização de uma máquina, por exemplo.


AMARELO: Representa a ideia de “cuidado” para evitar acidentes na locomoção ou partes móveis. Ex.: Colunas e pilastras, rampas, corrimãos, parapeitos e etc.


ROSA: É a cor usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares. É empregada, por exemplo, em: Portas e aberturas que dão acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos. Locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos.

Sinalizações de segurança dentro da indústria.

SITUAÇÕES EM QUE AS SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA CORES AJUDAM MUITO

Existem algumas situações onde as padronizações das cores nas sinalizações de segurança podem te auxiliar em momentos de emergência.

Imagine, por exemplo, se alguém precisa buscar algum item de primeiros socorros, como algum curativo, remédio ou até mesmo uma maca, as cores ajudam a recordar mais facilmente o local onde esses objetos estão.


Podemos pensar também em uma situação em que há incêndio em uma empresa. Sinalizações de saída e locais onde há um extintor são mais fáceis de se localizar por conta da por vermelha, mais chamativa.

É obvio que nem todas as empresas da área industrial educam seus colaboradores sobre as padronizações de cores, porém, muitos já sabem sobre a regra. Para esses, gravar na mente as cores e atuar de acordo com o que elas dizem é fundamental para uma ação mais rápida e evitar danos maiores.


A TECLABEL FORNECE UM EXCELENTE SISTEMA DE IMPRESSÃO DE SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA!

Há mais de 15 anos no mercado de soluções em diversos segmentos, como etiquetas em geral, pulseira hospitalar, materiais de dupla face e muito mais. Dentre elas, oferecemos o sistema TL3 Teclabel, responsável por criar sinalizações de segurança de alta resistência para a área industrial.

Com ela, você pode criar identificar: painéis elétricos, criar avisos gerais, marcadores de tubulações, fios, cabos e muito mais!


UTILIZE CORES DE CONTRASTE NAS SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA

Para que as sinalizações industriais sejam vistas facilmente dentro de um ambiente industrial, é necessário que vinil adesivo entre em contraste o ribbon. Por exemplo: Em vinis de tom escuro, como verde, azul, preto e roxo, utilize o ribbon de cor branca, criando facilidade no momento da leitura dos dados impressos. O mesmo vale para o vinil de cor clara, como amarelo, prata e branco, utilizando o ribbon preto. Possuímos outras cores de ribbon disponíveis.


NÃO MEÇA ESFORÇOS PARA CRIAR SUAS SINALIZAÇÕES DE SEGURANÇA!

Viu como é importante e válido ter um sistema de impressão de sinalizações de segurança competente e seguro? Eles facilitam a sua vida e trazem mais segurança para os colaboradores que estão dentro de um ambiente industrial. Quer saber mais? Fale com nossa equipe comercial agora mesmo e faça um orçamento sem compromisso!