O QUE SE DEVE CONSIDERAR PARA CRIAR UM RÓTULO PARA UM PRODUTO DA ÁREA ALIMENTÍCIA?
top of page

O QUE SE DEVE CONSIDERAR PARA CRIAR UM RÓTULO PARA UM PRODUTO DA ÁREA ALIMENTÍCIA?

Muito mais do que informar sobre o fabricante e o alimento em si, os rótulos personalizados têm a função de despertar o desejo do consumidor, já que é um ‘artifício’ na decisão final de aquisição do produto.

Juntamente com a embalagem, o rótulo personalizado é uma espécie de cartão de visita do produto, já que sua aparência pesa muito para a escolha final da compra. Além disso, isso é o que torna o produto único, o diferenciado dos concorrentes.


Por esse motivo, é importante criar vários critérios ao desenvolver rótulos personalizados e que consiga transmitir a identidade do seu restaurante e que entregue uma boa imagem a seu público.


Fabrique seu rótulo personalizado de acordo com sua utilização

No varejo, são inúmeros os tipos de rótulos personalizados. Antes de escolher o tratamento a ser feito no rótulo, devemos entender para qual finalidade ele será utilizado. Um bom exemplo: Rótulos de papel simples não é indicado para alimentos resfriados/congelados, já que se desmancham em contato com a água, perdendo todas as informações ali impressas, o que seria um desastre para venda do produto.


Portanto, é fundamental considerar as características gerais do produto, se é mantido sob altas ou baixas temperaturas, embalagem e etc.


Tenha uma identidade visual bem ‘’amarrada’’ do seu produto no rótulo personalizado

A aparência do rótulo personalizado, composto por formatos, tons, linguagem, logo transmitem a imagem que o cliente terá do seu produto. Ele deverá conter os valores que você quer passar para o público-alvo consumidor.


Agora, imagine: O que você necessita comunicar ao seu público-alvo? A identidade visual de um shampoo para bebês terá uma aparência completamente diferente de uma linha de shampoo com público-alvo voltado para pessoas mais jovens, por exemplo. Enquanto o primeiro buscará tons mais pastéis e simples o segundo abusará de cores e grafismos.


De qualquer forma, você deverá alinhar os valores dos consumidores em potencial com o rótulo personalizado para aquele produto.


Não esqueça das necessidades do seu público

Muito mais do que um meio de experiência ligado a emoções, os rótulos personalizados também têm caráter funcional e informativo. Portanto, deverão ter dados sempre legíveis para os consumidores.

Vamos citar um exemplo: Na elaboração de um produto alimentício de baixa caloria, não pense apenas em evidenciar essa informação, mas também em apresentar os ingredientes contidos nos produtos e a tabela nutricional, visto que a cada dia mais pessoas se preocupam com esse tipo de informação nos produtos.


Use as principais características do seu produto (saboroso, baixa caloria, zero gordura, sem conservantes e etc) para despertar a atenção do consumidor. Eles são decisivos no momento da decisão de compra!

Por ser o ‘cartão de visitas’ do seu produto, a comunicação contida nos rótulos personalizados serve para agregar valor ao produto. Porém, precisam estar adequados ás necessidades do cliente para aumentar a possibilidade de o mesmo ‘comprar a ideia’ do que está observando. Para isso, são feitas inúmeras pesquisas quantitativas e qualitativas para auxiliar na elaboração de um rótulo personalizado para seu produto.


Deixe alinhado as estratégias de marketing da empresa através do rótulo personalizado

A composição do rótulo personalizado deve remeter ao posicionamento e objetivos da marca, mostrando valores e essência do mesmo. Logo, é importante levar em consideração as estratégias de marketing para auxiliar no desenvolvimento do visual do rótulo personalizado.


Pode ser uma boa ideia usar etiquetas personalizadas em datas comemorativas para expressar uma mensagem e reforçar uma imagem para o seu público. Em época de Natal e Ano Novo, por exemplo, algumas empresas usam etiquetas para mandar mensagens de afeto para o consumidor, criando uma aproximação com o cliente.


Há diversas opções de rótulos personalizados de acordo com as estratégias de marketing da sua empresa. Escolha o que faz mais sentido para a sua marca e para as metas do seu negócio.

Rótulos personalizados para linha de produtos de alimentos.

Conte com a Teclabel para fornecimento de rótulos personalizados para seu negócio!

Há mais de 15 anos no mercado de etiquetas e rótulos personalizados, a Teclabel é especialista no assunto, desenvolvendo soluções customizadas para seu negócio.


Faça seu orçamento agora mesmo até do telefone (11) 98781-9593 ou escreva para: comercial@teclabel.com.br.

bottom of page