O QUE É IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL?

A identificação industrial vem sendo cada vez mais valorizada por colaboradores. Isso porque, ela tem papel fundamental para aumentar ou diminuir a produtividade de montagem e manutenção. Mas além disso, a identificação industrial ainda é a responsável por garantir a segurança dos trabalhadores, assim como realizar a orientação adequada sobre determinada máquina ou equipamento. Portanto, ela é uma maneira simples de manter a comunicação alinhada e deixar todas as informações necessárias claras para que o funcionário realize suas atividades sem qualquer problema. Então, se você sente que sua empresa está sofrendo com a falta ou a falha de comunicação, acompanhe o post de hoje e saiba tudo sobre a importância da identificação industrial e como ela pode te ajudar no dia a dia.


O que é a identificação industrial?

A identificação industrial nada mais é do que a identificação de itens específicos com o objetivo de passar alguma informação para o responsável pelo equipamento, seja o mecânico, eletricista ou projetista. As etiquetas são utilizadas para identificar equipamentos, máquinas, peças, fios e cabos, principalmente no setor de produção. Elas geralmente possuem mensagens personalizadas e contém informações úteis de acordo com as especificidades de cada item, como voltagem, por exemplo.


Qual a importância da identificação industrial?

A identificação industrial é extremamente importante para o bom andamento do negócio. Isso porque, além de facilitar os processos de montagem para os operadores de uma máquina, elas ainda otimizam o tempo e aumentam a produtividade. Elas ainda promovem maior organização e economia no dia a dia da empresa, principalmente quando falamos de manutenção corretiva. Isso porque, quando uma máquina está identificada corretamente, ela possuirá a data de manutenção, local em que ela foi realizada, itens trocados e a próxima vez em que será necessária. Com isso, as manutenções serão realizadas na data certa, evitando imprevistos e surpresas desagradáveis como quebra, devido à falta de cuidados adequados.


Dicas importantes sobre a identificação industrial

Então, agora que você já decidiu incluir a identificação industrial em sua empresa, é importante lembrar que não basta apenas colar adesivos comuns. Isso porque, eles se deterioram facilmente, perdendo a tinta e a cola. Portanto, a fim de garantir a melhor opção, o ideal é investir em impressão térmica, visto que promove melhor custo-benefício. Afinal, ela é mais resistente e ainda irá garantir maior agilidade no momento de gravar os dados das máquinas.

Sua resistência merece destaque, pois ambientes industriais são extremamente hostis e podem sofrer com umidade, variação de temperatura e sujeira. Se você optar por etiquetas adesivas comuns, provavelmente elas irão desmanchar, fazendo com que haja retrabalho e perda de tempo para realizar uma nova identificação.

Identificação industrial informando nome do maqiunário e a utilização de epi.

Vale a pena investir em identificação industrial?

Então, se você chegou até aqui, já deve ter percebido que sim, vale a pena investir em identificação industrial. Isso porque, além de ser um investimento relativamente baixo, ele promove grandes retornos para a empresa. Seja pela facilidade de entender o que precisa ser feito, pela agilidade promovida ou pela melhora da comunicação, a identificação industrial irá contribuir de maneira significativa para a produtividade de seu negócio. Vale ainda destacar que, o principal ativo de uma empresa são as pessoas e cuidar delas é fundamental, sendo que utilizar a identificação industrial é uma maneira extremamente eficaz de protegê-las.


Portanto, como você viu, a identificação industrial é de extrema importância e essencial para empresas que desejam aumentar sua produtividade e melhorar a comunicação. É importante lembrar que esse será um investimento com altas chances de retorno, visto que os colaboradores ao mesmo tempo que estarão seguros, também vão aumentar a produtividade, garantindo uma produção mais fluida e consequentemente maior, resultando em bons lucros para o negócio.