• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

(11) 2182-9400  

0

MARCADORES DE TUBULAÇÕES: CONFIRA A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO

Os marcadores de tubulações são uma sinalização para orientação de segurança para funcionários e visitantes e podem ser utilizados em todos os tipos de indústria. Isso porque, dentro das tubulações existe um fluido e um fluxo que tal material irá seguir, sendo necessário estar visível para manter a segurança de todos no ambiente, evitando acidentes de trabalho. Ou seja, qualquer empresa ou indústria que precise de tubulações para manter o fluxo do material deve utilizar os marcadores de tubulação.


Qual a importância de utilizar os marcadores de tubulações?

Os marcadores de tubulação são de suma importância nas indústrias, visto que irão identificar o fluido, conservar o ambiente, atender às legislações e principalmente manter a segurança dos funcionários da empresa.

As marcações nos dutos, minimizam acidentes de trabalho, sinistros e explosões no local. No entanto, caso sejam lidas de forma incorreta, posicionadas erroneamente e principalmente não inseridas na tubulação, pode ocasionar um grave acidente e consequências sérias para a empresa. Por isso, além da instalação dos marcadores de tubulação, é essencial realizar treinamentos com os funcionários a fim de educar e orientar sobre as sinalizações e cuidados necessários. Não se pode presumir que todos os funcionários entendem e estão cientes sobre os marcadores, sendo necessário transmitir todas as informações necessárias e oferecer suporte caso tenham dúvidas. Com isso, acidentes serão evitados e a segurança preservada.

Marcadores de tubulações aplicadas em bombas.

Quais são as normas para as cores?

Se engana quem pensa que as cores utilizadas podem ser as que mais combinam com o ambiente. Muito pelo contrário, existem diretrizes e normas como a NBR 6493, sendo ela a norma ABNT para a padronização dos marcadores de tubulações no Brasil. Afinal, imagine se cada empresa colocasse uma cor diferente? Além da dificuldade em compreender quais fluidos passam por aquele tubo, também diminuiria a segurança do espaço.

Para a identificação das tubulações foram definidas as seguintes cores para a padronização:

· Alaranjado-segurança: Produtos químicos não gasosos;

· Amarelo-segurança: Gases não liquefeitos;

· Azul-segurança: Ar comprimido;

· Branco: Vapor;

· Cinza-claro: Vácuo;

· Cinza-escuro: Eletroduto;

· Cor-de-alumínio: Gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (óleo Diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes);

· Marrom-canalização: Materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto;

· Preto: Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche);

· Verde-emblema: Água, exceto a destinada a combater incêndio;

· Vermelho-segurança: Água e outras substâncias destinadas a combater incêndio.

O principal objetivo da padronização é facilitar a identificação para funcionários, visitantes e auditores, e principalmente evitar acidentes, preservando assim, a vida de todos.

É importante ressaltar que além das cores, também é necessário inserir a rotulagem preventiva, que é baseada na NBR 14725. Ela será a responsável por inserir elementos como:

· Identificação e composição do produto químico;

· Pictograma de Perigo;

· Palavra de advertência: Perigo, Cuidado;

· Frase de perigo: Gás Inflamável; Frases de Precaução (Mantenha-se afastado do fogo, não fume);

· Informações suplementares: Proteção ao Meio Ambiente, Proteção Individual.


Quais são os materiais utilizados nos marcadores de tubulações?

Os marcadores de tubulações podem ser produzidos por meio do vinil e ribbon, sendo este último responsável por substituir a tinta em impressoras térmicas, que são ideais para alta fixação e durabilidade podendo chegar a até 10 anos. Isso porque possuem alta resistência, mesmo sendo expostos a produtos químicos, altas ou baixas temperaturas, ambientes adversos, insalubres, entre outros. Além disso, os materiais utilizados podem produzir marcadores com diversos tipos de tamanho, adaptando-se a qualquer tubulação da indústria.

Portanto, além da segurança dos funcionários e visitantes, é possível manter o local organizado e padronizado devido à sinalização do fluxo dos fluidos. Além disso, empresas que utilizam em locais fechados produtos químicos, corrosivos, tóxicos, gases, entre outros devem inserir os marcadores de tubulações, realizando treinamentos para funcionários para educá-los no dia a dia.


Necessita de marcadores de tubulações? Fale com a Teclabel!

Oferecemos a solução completa para você imprimir e identificar seus marcadores de tubulações! Faça uma cotação através dos contatos: (11) 2182-9400 / comercial@teclabel.com.br.

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA!

A TECLABEL

CONTATOS

PAGAMENTO LOJA ONLINE

SEGURANÇA

Telefone

(11) 2182-9400

 

WhatsApp
(11) 94502-9528
(11) 98793-1817
(
11) 98793-1777

(11) 95855-1562

(11) 95855-0949

E-mail

orcamento@teclabel.com.br

TECLABEL SOLUÇÕES

Endereço: Rua Ptolomeu, 76

Vila Socorro

São Paulo/SP - Brasil

CEP: 04762-040

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Teclabel Soluções Industriais Ltda • CNPJ: 07.114.368-0001/20 • Todos os direitos reservados.