MARCADORES DE TUBULAÇÕES: CONFIRA A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO

Os marcadores de tubulações são uma sinalização para orientação de segurança para funcionários e visitantes e podem ser utilizados em todos os tipos de indústria. Isso porque, dentro das tubulações existe um fluido e um fluxo que tal material irá seguir, sendo necessário estar visível para manter a segurança de todos no ambiente, evitando acidentes de trabalho. Ou seja, qualquer empresa ou indústria que precise de tubulações para manter o fluxo do material deve utilizar os marcadores de tubulação.


Qual a importância de utilizar os marcadores de tubulações?

Os marcadores de tubulação são de suma importância nas indústrias, visto que irão identificar o fluido, conservar o ambiente, atender às legislações e principalmente manter a segurança dos funcionários da empresa.

As marcações nos dutos, minimizam acidentes de trabalho, sinistros e explosões no local. No entanto, caso sejam lidas de forma incorreta, posicionadas erroneamente e principalmente não inseridas na tubulação, pode ocasionar um grave acidente e consequências sérias para a empresa. Por isso, além da instalação dos marcadores de tubulação, é essencial realizar treinamentos com os funcionários a fim de educar e orientar sobre as sinalizações e cuidados necessários. Não se pode presumir que todos os funcionários entendem e estão cientes sobre os marcadores, sendo necessário transmitir todas as informações necessárias e oferecer suporte caso tenham dúvidas. Com isso, acidentes serão evitados e a segurança preservada.

Marcadores de tubulações aplicadas em bombas.

Quais são as normas para as cores?

Se engana quem pensa que as cores utilizadas podem ser as que mais combinam com o ambiente. Muito pelo contrário, existem diretrizes e normas como a NBR 6493, sendo ela a norma ABNT para a padronização dos marcadores de tubulações no Brasil. Afinal, imagine se cada empresa colocasse uma cor diferente? Além da dificuldade