• Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

(11) 2182-9400  

0

SAIBA MAIS SOBRE A ETIQUETA PARA INDÚSTRIA QUÍMICA

A etiquetagem na indústria química é imprescindível, visto que erros simples podem causar acidentes graves, explosões e até mesmo danificar o meio ambiente. Isso porque, esses itens geralmente são transportados tanto por vias marítimas quanto ferroviárias, possuindo uma logística bem diversificada e exigindo boa identificação para garantir também a segurança de quem realiza o transporte.

Contudo, para isso é necessário padronizar as identificações para que todos entendam sobre os perigos do produto, independente da região ou país que ele esteja. Sendo assim, as Nações Unidas criaram o GHS, uma recomendação de padronização de símbolos de alerta, informações de risco e clareza. Veja agora como as etiquetas para indústria química funcionam, sua importância e como utilizá-las.

Etiqueta para indústria química aplicada em tambores. Alta resistência garantida na Teclabel.

Etiquetas para indústria química: o que são?

Elas nada mais são do que etiquetas para identificar o tipo de produto, lote, validade, data da fabricação, cuidados necessários, peso e instruções de armazenamento. Seu uso é obrigatório para garantir a segurança durante a produção, transporte e armazenagem dos produtos químicos.

As etiquetas se tornam aliadas dos profissionais que têm contato com esses itens, visto que pelo fato de serem materiais nocivos para a sociedade e meio ambiente, não podem receber nenhuma influência externa que os prejudiquem. Além disso, elas auxiliam na padronização da comunicação utilizada nesse tipo de ambiente, visto que sem um padrão, é mais fácil de acontecerem acidentes.


O GHS

O GHS, como falado, é a padronização de símbolos e informações de risco, sendo cada vez mais utilizado no ramo e abrangendo 3 áreas:

· Classificação de risco: Classifica as ameaças à saúde e ao meio ambiente, de químicos brutos ou misturas;

· Etiquetas adesivas e rótulos: Fabricantes, importadores e distribuidores devem utilizar as etiquetas padrão de acordo com a classificação de risco;

· Formulários de informação de segurança: Possui um modelo com 16 seções padronizado para preenchimento.


A importância do GHS

Na indústria química, como falado, erros pequenos podem causar acidentes fatais tanto aos colaboradores e pessoas envolvidas, quanto à sociedade e meio ambiente. O GHS promove uma padronização com exigências rígidas afim de garantir a segurança das pessoas, facilitar e agilizar o processo de transporte (visto que pode ser feito de formas diferentes), assim como seu armazenamento. Inclusive, ele é uma forma de se destacar dentre os concorrentes, visto que uma empresa que utiliza essa etiqueta não precisa realizar muitos ajustes em seus processos.

Por fim, indústrias químicas geralmente possuem milhares de funcionários, e ainda não têm controle sobre a pessoa que irá receber o produto no destino final. Portanto, ter uma padronização é essencial para facilitar a comunicação, sem precisar perguntar para alguém ou procurar informações sobre o material em específico.


Qualidade do material

É importante lembrar que é possível que a etiqueta sofra reações devido aos produtos químicos, como óleos, solventes, ácidos, etc quando não fabricada com os materiais adequados. Por isso, é necessário que ela seja desenvolvida especialmente para as atividades da indústria química, sendo impermeável, com alta durabilidade, resistentes a rasgos, atrito, variações de temperatura, umidade, entre outros. Portanto, a impressão dessa etiqueta deve ser precisa, com alta qualidade e clareza para que possa ser legível mesmo em ambientes mais agressivos. O mais indicado é realizar impressões por termo-transferência em fita ribbon.


Sendo assim, seguir a padronização das etiquetas é essencial para acima de tudo garantir a segurança dos colaboradores, da sociedade e do meio ambiente. Contudo, é importante lembrar que, além de seguir as imposições, é preciso encontrar uma empresa de qualidade para que isso seja refletido em suas etiquetas também, levando em consideração sua qualidade, durabilidade e resistência aos fatores externos que podem surgir ao longo do transporte e durante o armazenamento.


Etiquetas para Indústria Química você encontra na Teclabel

Faça uma cotação com nossa equipe comercial: (11) 2182-9400 / comercial@teclabel.com.br.


Teclabel Soluções: Resultado e qualidade. A solução para sua empresa.

SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA!

A TECLABEL

CONTATOS

PAGAMENTO LOJA ONLINE

SEGURANÇA

Telefone

(11) 2182-9400

 

WhatsApp
(11) 94502-9528
(11) 98793-1817
(
11) 98793-1777

(11) 95855-1562

(11) 95855-0949

E-mail

orcamento@teclabel.com.br

TECLABEL SOLUÇÕES

Endereço: Rua Ptolomeu, 76

Vila Socorro

São Paulo/SP - Brasil

CEP: 04762-040

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Teclabel Soluções Industriais Ltda • CNPJ: 07.114.368-0001/20 • Todos os direitos reservados.