ENTENDENDO MELHOR AS ETIQUETAS PARA SINALIZAÇÃO INDUSTRIAL
top of page

ENTENDENDO MELHOR AS ETIQUETAS PARA SINALIZAÇÃO INDUSTRIAL


Em muitos locais de trabalho da área industrial, existem desafios de segurança inerentes e perigos potenciais. Muitas indústrias têm requisitos de sinalizações industriais que são regulamentados pela ABNT, OSHA e outras agências governamentais. Mas mesmo que seu setor ou empresa não seja regulamentado, você pode ter equipamentos, produtos químicos ou condições que seriam mais seguras com identificações industrial onde os funcionários (e/ou o público) estão orientados sobre riscos potenciais desses ambientes.


Assim como em todos os aspectos do crescimento do seu negócio, o planejamento e a preparação antecipados ajudam muito a ajudá-lo a ter sucesso e enfrentar intempéries. Mas é ainda mais crítico com a segurança, onde lesões físicas – ou pior – podem acontecer se os avisos estiverem ausentes ou ignorados. Aqui está o que você precisa saber.


TIPOS DE IDENTIFICAÇÃO INDUSTRIAL

Perigo: a sinalização industrial de perigo é necessária em uma situação de risco em que são necessárias precauções, como alta tensão/eletricidade, substâncias tóxicas, equipamentos sem proteção e muito mais. Sem precauções, os indivíduos podem sofrer ferimentos graves ou até mesmo a morte. Para quem não está preparado ou protegido, a identificação de perigo deve estar presente.


Aviso: situações perigosas que exigem sinalizações industriais de aviso também podem resultar em ferimentos ou morte, mas exigem apenas a precaução de alerta. Isso é comum em máquinas com peças móveis, detritos, riscos e muito mais. Para evitar ferimentos, o aviso deve ser observado.


Cuidado: a sinalização industrial para cuidado é um alerta para a possibilidade de ferimentos leves ou moderados. Superfícies quentes, riscos de escorregões e quedas, alertas de levantamento de peso e muito mais exigem notificação de precaução. Para evitar lesões, deve-se tê-lo por perto.


Além dos riscos de lesões, outros equipamentos ou ambientes podem se beneficiar das sinalizações industriais de aviso que fornecem informações como: uso adequado, procedimentos, manutenção ou regras. Mas esse tipo de identificação não deve ser usado para alertas de lesões, que são reservados para os tipos de identificações acima.

Sinalização industrial: Importantíssima para prevenir acidentes de diversas naturezas.

CONTEÚDO DA SINALIZAÇÃO INDUSTRIAL

Os rótulos de perigo, aviso e cuidado são mais do que apenas essas palavras específicas. Dependendo do seu setor e dos padrões que o regulam (como ISO, ANSI ou OSHA), determinados formatos e conteúdos precisam não apenas aparecer no rótulo, mas também em um formato específico. Estas são considerações importantes:


Cores: para uniformidade e fácil reconhecimento, os esquemas de cores foram desenvolvidos pelos reguladores (ANSI, ISO). Certifique-se de que suas etiquetas de aviso, cuidado e perigo seguem esses requisitos.


Conteúdo, texto e layout: assim como as cores, o layout das etiquetas foi padronizado para que possam ser compreendidos rapidamente mesmo por novos usuários, desde que estejam familiarizados com o sistema. Certifique-se de que os layouts de suas etiquetas estejam em conformidade.


Símbolos: foram criadas representações gráficas específicas do tipo de perigo para alertar rapidamente os usuários para que saibam com o que estão lidando. Use o símbolo apropriado e nas cores e formato necessários.


Material da etiqueta: não basta aplicar as sinalizações industriais nas máquinas ou o ambiente de trabalho. A identificação tem que suportar aquele ambiente e o manuseio do equipamento. Seu fornecedor de sinalizações industriais pode orientá-lo na escolha do material certo para imprimir a etiqueta, para que ela possa continuar fazendo seu trabalho, independentemente de enfrentar muito manuseio, calor ou frio, produtos químicos ou contaminantes, detritos no ar e muito mais.


Localização: uma sinalização industrial só é eficaz quando visível e lido pelos usuários. Planeje com antecedência ao determinar o melhor local para uma etiqueta de segurança para que qualquer pessoa que use o equipamento ou no ambiente afetado seja adequadamente alertada imediatamente - e antes de se encontrar em uma situação perigosa.


Pode ser um desafio projetar uma sinalização industrial que atenda a todos os requisitos das organizações de segurança no local de trabalho, ao mesmo tempo em que faz seu trabalho - alertando totalmente as pessoas sobre riscos potenciais. Com planejamento antecipado e ajuda de uma impressora de sinalizações industriais de segurança eficiente, você pode imprimir sinalizações industriais eficazes que ajudam a manter todos seguros e evitar ferimentos (ou pior).


A TECLABEL TEM O SISTEMA COMPLETO PARA IMPRESSÃO DE SINALIZAÇÕES INDUSTRIAIS!

Uma das referências do mercado quando o assunto é identificação industrial, a Teclabel oferece um sistema completo para você criar, imprimir e aplicar sinalizações industriais de alta performance, suportando as diversas intempéries que a indústria emprega sobre os objetos que estão expostos nesses locais.


Para mais informações e orçamentos, fale com nossa equipe! (11) 2182-9400 / orcamento@teclabel.com.br.



bottom of page