ENTENDA MAIS SOBRE OS MARCADORES DE TUBULAÇÕES PARA INDÚSTRIA
top of page

ENTENDA MAIS SOBRE OS MARCADORES DE TUBULAÇÕES PARA INDÚSTRIA


Quem já visitou um grande número de indústrias já deve ter reparado nos marcadores de tubulações nos dutos existentes em seu interior. No interior de cada um deles, há um fluido e um fluxo que esse material segue. Saiba, ao longo desse artigo da Teclabel Soluções um pouco mais sobre os marcadores de tubulações.


Marcadores de Tubulações aplicados em canos de água para incêndio.

Porque os marcadores de tubulações são importantes?

O primeiro motivo pelo qual se deve empregar os marcadores de tubulações é a segurança. Ela fixa condições exigíveis para o emprego de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de facilitar a identificação e evitar acidentes.


A NBR 6493

A NBR 6493 é a norma ABNT para a padronização de marcadores de tubulações no Brasil. Ela baseia o emprego das cores de acordo com o Sistema de cores Mansell. Este sistema de ordenamento de cores percentualmente uniforme, possibilita um arranjo tridimensional das cores num espaço cilíndrico de três eixos e que permite especificar uma determinada cor através de três dimensões.


As cores adotadas pelo sistema Mansell são especificadas conforme o formato H V/C. Por exemplo: 5P 5/10, em que 5P representa o código da cor violeta, onde o número 5 significando luminância média e saturação 10 indicando um alto grau de pureza.

Este sistema é comercializado nos EUA desde o ano de 1917, e se presta a uma descrição bastante precisa da cor, dando suporte a sua comunicação.


Saiba agora quais as cores empregadas nos marcadores de tubulações de acordo com a regra NBR 6493.


· Alaranjado-segurança: – produtos químicos não gasosos

· Amarelo-segurança: – gases não liquefeitos

· Azul-segurança: – ar comprimido

· Branco: – vapor

· Cinza-claro: – vácuo

· Cinza-escuro: – eletroduto

· Cor-de-alumínio: – gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (por exemplo: óleo Diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes)

· Marrom-canalização: – materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto

· Preto: – inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche)

· Verde-emblema: – água, exceto a destinada a combater incêndio

· Vermelho-segurança: – água e outras substâncias destinadas a combater incêndio.


Como são os marcadores de tubulações da Teclabel?

Os marcadores de tubulações da Teclabel são produzidos através de um ribbon (material que serve como ‘’tinta’’ em impressoras térmicas) aliado a um vinil adesivo de alta qualidade e resistência.

Como resultado dessa união, você identifica as tubulações de sua empresa sem se preocupar tão cedo em substituí-las, pois os marcadores de tubulações da Teclabel podem durar até 10 anos aplicados, seja ele exposto a produtos químicos, mudanças climáticas, ambientes hostis, intempéries, e etc. Ou seja, tudo aquilo que ataca as marcações de tubulações. Eles podem ter tamanhos diversos, pois suas dimensões variam de acordo com o duto em que ele será aplicado.


Viu como este produto pode ser um item de extrema segurança para sua empresa? A Teclabel é especialista em identificações industriais e quer garantir a segurança de todos os colaboradores que trabalham na área industrial.


Gostou dos marcadores de tubulações da Teclabel e quer garantir a segurança na indústria em que você trabalha? Então não perca tempo e entre em contato com a gente! Ligue para (11) 2182-9400 ou escreva para: comercial@teclabel.com.br.

bottom of page