BLOQUEIOS ELÉTRICOS: SAIBA ALGUNS DE SEUS DISPOSITIVOS
top of page

BLOQUEIOS ELÉTRICOS: SAIBA ALGUNS DE SEUS DISPOSITIVOS

Atuar no ramo industrial expõe trabalhadores a riscos o tempo todo. O serviço mais arriscado sem dúvida alguma é o de manutenção. Ele se potencializa ainda mais quando está envolvido com eletricidade.

Para evitar maiores problemas em relação a segurança dos colaboradores, existem os bloqueios elétricos para a segurança industrial.


Sua principal função é demarcar e travar determinada área de manutenção, pois nesses momentos a atenção deve máxima, já que religamentos no momento errado podem gerar consequências graves.


Segundo a NR-10, na impossibilidade de desenergização elétrica e da tensão de segurança, “devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolamento das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio do religamento automático”.


Conheça alguns bloqueios elétricos mais conhecidos:


- Cadeados de bloqueios: Impede o religamento elétrico e mecânico de máquinas e painéis. Eles devem estar acompanhados da sinalização de bloqueio adequada, como a etiqueta de bloqueio ou identificação contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável.


- Bloqueio de plugue: É capaz de travar equipamentos de diferentes tamanhos e voltagens, assim como comprimento de fios. São capazes de travar plugues elétricos e pneumáticos.


- Bloqueio de disjuntores: Serve para fazer o bloqueio de disjuntores grandes, extragrandes e disjuntores pequenos, que não requerem uso de ferramentas para instalar.


Para saber mais informações sobre essa linha, envie um e-mail para comercial@teclabel.com.br ou ligue para (11) 2182-9400.

bottom of page