BLOQUEIOS ELÉTRICOS: SAIBA ALGUNS DE SEUS DISPOSITIVOS

Atuar no ramo industrial expõe trabalhadores a riscos o tempo todo. O serviço mais arriscado sem dúvida alguma é o de manutenção. Ele se potencializa ainda mais quando está envolvido com eletricidade.

Para evitar maiores problemas em relação a segurança dos colaboradores, existem os bloqueios elétricos para a segurança industrial.


Sua principal função é demarcar e travar determinada área de manutenção, pois nesses momentos a atenção deve máxima, já que religamentos no momento errado podem gerar consequências graves.


Segundo a NR-10, na impossibilidade de desenergização elétrica e da tensão de segurança, “devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolamento das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio do religamento automático”.


Conheça alguns bloqueios elétricos mais conhecidos:


- Cadeados de bloqueios: Impede o religamento elétrico e mecânico de máquinas e painéis. Eles devem estar acompanhados da sinalização de bloqueio adequada, como a etiqueta de bloqueio ou identificação contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável.