A IMPORTÂNCIA DOS BLOQUEIOS ELÉTRICOS PARA A SEGURANÇA DO TRABALHADOR
top of page

A IMPORTÂNCIA DOS BLOQUEIOS ELÉTRICOS PARA A SEGURANÇA DO TRABALHADOR

O dia a dia na indústria sempre envolve alguns riscos. Por este motivo, são criadas regras para garantir a segurança do empregado, como a NR-10, 12, 36 e a OSHA (Occupational Safety and Health Administration, em inglês).


O uso de mecanismos de segurança é imprescindível na área industrial. Eles podem ser EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) ou EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). No que envolve energia elétrica, os EPC’s são exigidos. Aí é que entram os bloqueios elétricos. Alguns dos exemplos são as garras de bloqueio, bloqueio de válvula, bloqueios elétricos para disjuntores e plugues.


Quando se fala de NR-10, logo se associa a bloqueios elétricos. Ele mostra em detalhes a forma correta de se desenergizar e reenergizar equipamentos, sempre focando na segurança de quem está no ambiente.


Segundo as regras da mesma, os passos para a desenergização devem ser: seccionamento; impedimento de reenergização, constatação da ausência de tensão; instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada e instalação da sinalização de impedimento de reenergização.


Bloqueios de disjuntores são um dos itens mais procurados da área de segurança industrial.

E como realizar esses bloqueios elétricos?


A Teclabel dispõe de uma gama de produtos ideais para bloquear componentes elétricos. Alguns deles são:

- Bloqueio à prova d’água para tomada industrial: Como o próprio nome diz, bloqueia locais onde a água poderá entrar em contato. Fabricado em plástico polipropileno para evitar corrente elétrica.

- Bloqueio para Disjuntores Norma Din: Fabricados em plástico e reforçados por nylon, são utilizados juntamente com cadeados em qualquer tipo de disjuntor.

- Bloqueio para Disjuntores Norma Nema: Também fabricado em plástico e nylon, ideal para disjuntores pequenos.

- Bloqueio industrial multifuncional elétrico: Feito de liga plástica e aço galvanizado, eles bloqueiam painéis elétricos, botões elétricos e muito mais.

- Bloqueio de botão: Travado com cadeado ideal para área elétrica, o bloqueio de botão é feito de policarbonato.


Quer saber mais? Então acesse a página de segurança industrial e faça o download de nosso catálogo ou ligue para (11) 2182-9413 para mais informações.

bottom of page